sábado, 17 de maio de 2014

Projeto interdisciplinar: Reciclagem


PROPÓSTA: A proposta do projeto seria, solicitar aos alunos que providencie materiais recicláveis, trazidos de casa (garrafas pet, papelão, latas...) e com isso, estabelecer uma data limite para a entrega destes materiais. Para finalizar a atividade, os materiais seriam utilizados para a elaboração de brinquedos, enfeites, objetos de decorações e entre outros...

            JUSTIFICATIVA: Fornecer noções de sustentabilidade que estimulem as crianças em atitudes ecológicas respeitando o meio ambiente.

OBJETIVO GERAL: Despertar a curiosidade e o interesse em ajudar o meio ambiente. Envolvendo o aluno, familiares dos mesmos e a comunidade em ações simples que ajudam na construção de uma sociedade melhor e mais sustentável. Atividades que também possam estimular a criatividade dos envolvidos.

CICLO/ANO A SER DESENVOLVIDO: Ensino Fundamenta I - Seres Inicias (de 1° á 5° ano)

ÁREAS TEMÁTICAS ENVOLVIDAS: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes

            ATIVIDADES E AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A PARTIR DAS DIFERENTES ÁREAS/DISCIPLINAS: Na disciplina de Ciências poderia propor experiências (ex. como transformar resíduos em adubos para plantas), demonstrando sobre tudo, importância da preservação do meio ambiente, neste caso as aulas poderiam ser em ambientes naturais, como em praças ou parques. Em Português, além de debates sobre o assunto, poderia também solicitar pesquisas como comparações de ambientes, ex.: como está a meio ambiente agora e como poderá ficar caso não tomemos nenhuma atitude de melhoramento. Produzir uma lista dos materiais adquiridos pelos alunos. Na disciplina de Matemática seria útil montar gráficos contendo a porcentagem referente a quantidade de poluentes existente no meio ambiente, mostrando os estragos enormes que podem causar, também como a porcentagem referente ao tempo em que cada produto degradável demora para se decompor. Na disciplina de Geografia, montar mapas indicando as regiões mais afetadas pela poluição, seja por queimadas, população das ruas com lixo entre outros e o quais os procedimentos que isso pode trazer para a vida do ser vivo. Em História, seria interessante pesquisas sobre tempo em que o mundo luta contra esse mal ambiental, quando e porque se iniciou esse “mal comportamento” dos seres humanos, o que foi e/ou está sendo feito e o que fazer para melhorar, quais as evoluções já existentes até o presente momento... Já na matéria de Artes, seria informar sobre as diversas formas de reutilização destes matérias recicláveis, e por fim, a elaboração de brinquedos, enfeites, objetos de decorações e entre outros, para serem utilizados por toda a escola ou em suas próprias casas. Finalizando com uma exposição para a comunidade.

CRONOGRAMA 20 aulas – total de 2 semanas seguidas (2 matérias diárias) RECURSOS Papeis variados, cola, tesoura, lápis de cor, garrafas pet, papelão, latas entre outras sugestões que aparecerem no decorrer das aulas, levantadas pelas crianças.

AVALIAÇÃO RECAPITULATIVA: A avaliação seria referente ao conhecimento que foi adquirido pelos alunos, com a realização do projeto proposto. Através de uma dissertação, os alunos registrariam como foi sua experiência individualmente. Responderiam um questionário sobre o tema trabalhado, na qual o professor faria pessoalmente uma pergunta para cada aluno em sala, assim ele contaria também a participação de

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa de ensinar aos alunos a cuidar do meio ambiente e despertar a criatividade deles através do projeto proposto que exige tanto a colaboração dos alunos como a do professor. Por mais que seja um projeto diferente de se trabalhar em sala de aula, a finalidade dele é de esperar que os alunos adquiram conhecimento acerca do tema abordado.

    ResponderExcluir